Para você não ter problemas ou ficar em dúvida na hora da compra e instalação de produtos para a infraestrutura da sua casa vamos mostrar em uma série de matérias o que está disponível no nosso portfólio, suas aplicações e dar informações preciosas sobre matérias-primas, tratamentos e outras dicas importantes.
O tema da nossa primeira matéria é encaminhamento e organização de cabos. O encaminhamento e organização de cabos têm como objetivo organizar e distribuir o sistema de cabeamento de forma mais ágil e eficaz.
Os sistemas de leitos, eletrocalhas, perfilados e eletrodutos garantem uma rede elétrica e de dados padronizada, otimizada e segura. A instalação visa a facilidade, a segurança e a rapidez em operações e manutenções, conforme a norma de instalação elétrica NBR5410. Veja o que preparamos:
COMPOSIÇÃO DA OFERTA LEGRAND
Conforme norma NBR 5410:2004 a tabela 33 identifica os seguintes tipos de instalações ao ar livre dos sistemas de encaminhamento e organização dos cabos:
(2) (3) Eletrocalha Anteriormente chamada de calha, a eletrocalha é um elemento de linha elétrica fechada, aparente, cobertura desmontável, podendo ser lisa ou perfurada.
De acordo com a norma, será considerado perfurada quando a área dos furos for maior que 30% da área da bandeja. Se os furos ocuparem menos de 30% da área da bandeja ela deverá ser considerada como não perfurada.
São utilizadas na condução e fios e cabos para distribuição de energia elétrica, telefonia e dados.
A bandeja é uma eletrocalha sem tampa e geralmente na forma de U, podendo também ser liso ou perfurada.
Com essas definições, fica claro que a diferença construtiva básica entre bandeja e eletrocalha é a presença da tampa desmontável na eletrocalha. Esta tampa faz com que a eletrocalha seja considerada um conduto fechado, enquanto a sua ausência torna a bandeja um conduto aberto.
Com isso, de acordo com a tabela 33 da ABNT NBR 5410 e as prescrições específicas de 6.2.11, em eletrocalhas podem ser instalados condutores isolados, cabos unipolares e cabos multipolares, enquanto, nas bandejas, somente são permitidos cabos unipolares e cabos multipolares.
Perfilado é eletrocalha ou bandeja de dimensões reduzidas como 38 X 38 mm e no máximo 38 X 76 mm. Utilizados na condução de fios, cabos elétricos de comunicação, além de permitir a sustentação de luminárias.
Por ser parecido com uma escada o leito tinha essa denominação anteriormente utilizada pela norma.
São indicados onde há necessidade de ventilação e grande resistência mecânica, devido sua utilização com grande quantidade de cabos de potência.
A norma ABNT NBR IEC 50 (826) de 1997 define eletroduto como “elemento de linha elétrica fechada, de seção circular ou não, destinado a conter condutores elétricos providos de isolação, permitindo tanto a enfiação como a retirada destes”.
- Eletrodutos flexíveis corrugados: Os corrugados permitem maior flexibilidade à instalação e dispensam a utilização de acessórios como curvas e emendas.
Totalmente maleáveis, os eletrodutos corrugados são versáteis e práticos, pois não necessitam de inúmeras ferramentas para o seu manuseio, podendo se adequar facilmente à qualquer imprevisto que ocorra na instalação.
- Eletrodutos rígidos: Apresentam grande resistência mecânica contra impactos e grande durabilidade, mesmo em locais expostos à corrosão. Podem ser utilizados em qualquer ambiente, para instalações internas ou externas, sendo resistentes à ação dos raios UV
RECOMENDAÇÃO DE APLICAÇÃO
As soluções destinadas ao encaminhamento e organização de cabos, são recomendadas desde a condução de fios e cabos de elétrica e/ou dados, quanto à sustentação de luminárias, pneumática, entre outras aplicações conforme abaixo:
Para maiores informações acesse: