No post anterior, falamos sobre a importância em utilizar produtos adequados para ambientes úmidos e áreas externas. Agora, vamos mostrar como é possível identificar se tais produtos são realmente seguros e qual nível de proteção ele oferece.
Inicialmente, para saber se um produto possui proteção contra danos físicos, como choque elétrico, por exemplo, ou se é adequado para utilizar em áreas que são sujeitas à projeção de água ou contato com objetos estranhos prejudiciais ao seu funcionamento, é necessário verificar se ele possui uma identificação chamada IP (índice de proteção) seguido de dois numerais, ex IP44.
Este índice possui dois objetivos:
1. Especificar o nível de proteção para o contato de pessoas ou áreas do corpo em partes do produto energizado sem isolamento, ou a proteção contra a entrada de objetos sólidos estranhos, como poeira, por exemplo.
2. Indicar a proteção do equipamento em relação ao contato da água em seu interior.
Como definição do índice, podemos citar as duas normas brasileiras:
NBR 6146 – define o grau de proteção para invólucros de equipamentos elétricos.
NBR 9884 – definde o grau de proteção para máquinas elétricas girantes - graus de proteção proporcionada pelos invólucros.
Na tabela abaixo, é possível identificar e entender melhor esta proteção. Seguimos com nosso exemplo de interruptores e tomadas Pial Aquatic e Pial Nereya estanque que possuem o índice IP44 (destaque na tabela)
Conclusão: Na tabela é possível identificar que nossos produtos estanque usados como exemplo, foram testados e possuem proteção contra o contato com poeira, ferramentas finas, fios e outros objetos com espessura maior que 1mm (primeiro algarismo) e contra projeção de água vindo de qualquer direção (segundo algarismo).