Você sabe como dimensionar um eletroduto? Parece complicado, mas não é. A norma NBR 5410 fixa algumas regras que devem levar em consideração, a taxa de ocupação, o comprimento e o número de curvas por trecho.
Nessa matéria, a quarta de série sobre soluções completas para infraestrutura, vamos falar sobre os eletrodutos Legrand e como eles devem ser dimensionados na sua construção. Veja a seguir as tabelas e fórmulas para obter êxito em seu projeto:
Para determinar o diâmetro do eletroduto necessário para acomodar uma determinada quantidade de condutores, a norma NBR 5410 fixa algumas regras que levam em consideração a taxa de ocupação, o comprimento e o numero de curvas por trecho:
1. Deve ser instalada uma caixa de passagem a cada 15m;
2. As curvas não podem ter um ângulo maior do que 90º;
3. O comprimento máximo da instalação com curvas deve ser 15m menos 3m por curva de 90º
4. A máxima porcentagem da taxa de ocupação nos eletrodutos dever ser:
53% no caso de um condutor
31% no caso de 2 condutores
40% no caso de 3 ou mais condutores
A ocupação máxima de um eletroduto pode ser calculada conhecendo-se a área útil do eletroduto AE e a área ocupada por cada cabo Acj.
A tabela a seguir, indica informações sobre os eletrodutos Legrand.
Onde:
Øde : Diâmetro externo do eletroduto
B: Comprimento
C: Espessura da parede do eletroduto
AE: Área útil do eletroduto
Para obter a taxa de ocupação de cabos em um eletroduto, indicamos que seja realizado o cálculo com dados dos materiais que o cliente possui, pois a dimensão externa de um cabo pode variar para cada fabricante. Esse valor pode ser obtido utilizando a fórmula abaixo:
Onde:
Acj indica a área do cabo e jd² representa o diâmetro externo do cabo. Sendo que deveremos ter a seguinte condição:
k é o fator que determina a máxima porcentagem da taxa de ocupação nos eletrodutos, podendo valer 0,53 (53%) para um condutor; 0,31(31%) para dois condutores e 0,40 (40%) para três ou mais condutores, conforme visto anteriormente.
Exemplo:
Determinar qual o eletroduto deve ser utilizado em um trecho de instalação que contenha os seguintes cabos isolados Cu/PVC: dois cabos de 2,5mm², dois cabos de 4mm² e três cabos de 6mm².
Resolução: Deve-se calcular o Acj de cada cabo através da fórmula (1). Antes disso é importante que seja conhecido o dj correspondente para cada produto, de acordo com os dados do fabricante dos cabos.
Σ Acj = (2 * 10,8) + (2 * 13,9) + (3 * 18,1)
Σ Acj = 103,7 mm²
Como temos 7 cabos em nossa instalação, então k = 0,4. Aplicando a fórmula (2), teremos a seguinte situação:
ΣAcj ≤ k. AE, então o eletroduto apropriado para essa instalação é o eletroduto de ¾ , pois o valore de AE (147mm²) é maior que a soma das áreas dos cabos (103,7mm²).
Com isso, podemos também determinar a taxa de ocupação (toc) dos cabos nesse eletroduto, utilizando a seguinte fórmula:
Para maiores informações acesse: